Rede de sensoriamento brasileiro
23/03/2010 18:31O que é sensoriamento remoto?
Podemos chamar de sensoriamento remoto o conjunto de técnicas que permitem observar e obter informações sobre a superfície terrestre, ou de qualquer outro astro, através de sensores instalados em satélites artificiais, aeronaves e até mesmo balões. As informações captadas pelo sensoriamento remoto podem ser processadas digitalmente por equipamentos modernos e resultam em imagens bastante precisas. Os principais sensores utilizados baseiam-se em comprimentos de ondas do espectro visível e em raios infravermelhos.

O Brasil e o sensoriamento remoto
O Brasil adotou extensamente as tecnologias de sensoriamento remoto e é líder em tecnologia espacial na América Latina. Em 1973, o INPE implantou uma das primeiras estações terrestres internacionais do programa Landsat da NASA. Essa estação ainda é usada atualmente, e as imagens Landsat-TM são usadas bastante em todo o Brasil, em vários tipos de aplicações, sendo uma delas a de monitoramento ambiental. O INPE também estabeleceu uma parceria com a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial para projetar, construir, lançar e operar satélites CBERS (China-Brazil Earth Resources).
As vantagens do sensoriamento remoto para o Brasil
O Brasil, quinto maior país do mundo, tem mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados de terreno muito diversificado e aproximadamente 7500 quilômetros de linha costeira. A visualização de grandes áreas do espaço dá a planejadores urbanos, ambientalistas, engenheiros de telecomunicações, de concessionárias de serviços públicos, de gás e petróleo, e especialistas em emergências e situações de calamidade pública a ferramenta ideal para o planejamento de novo desenvolvimento, monitoramento da infra-estrutura existente e monitoramento de mudanças e impactos ambientais, mesmo em áreas remotas. Por exemplo, as imagens de alta resolução do IKONOS são úteis nos estudos de impacto ambiental de erosão, mineração ilegal, degradação do solo e desmatamento. As imagens do IKONOS podem ser empregadas no vasto setor agrícola brasileiro para monitorar e prever as condições das culturas, incorporando rastreamento da disseminação de doenças causadas por bactérias, vírus ou parasitas.

Principais mercados na região da América do Sul
-Cartografia;
-Agricultura, meio ambiente e gestão florestal
-Planejamento e gestão do uso do solo
-Planejamento e desenvolvimento de infra-estrutura
-Defesa e Inteligência
Bibliografia
———
Voltar
